Notícias
Clipping: Expedição estima produção recorde
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Com a expectativa de encontrar uma safra recorde em 2015, quando o Brasil deverá colher 93,9 milhões de toneladas de soja, aumento de 9% sobre a safra 2013/14, começa na próxima quinta-feira (29) a 12ª edição do Rally Safra 2015. A estimativa é de uma área plantada 5% superior sobre a safra passada, alcançando 31,7 milhões de hectares, segundo projeção pré-Rally da Agroconsult, organizadora da expedição.

A estimativa para o milho de primeira safra (verão) é de 29,2 milhões de toneladas, queda de 5% em relação à safra 2013/14, em uma área de 6,2 milhões de hectares – redução de 5% sobre a anterior. No Centro-Sul, a previsão é de uma queda mais acentuada, de 12%, se comparada com a safra passada.

Tanto para a soja como para o milho, o cenário é de contrastes. As lavouras vêm se desenvolvendo bem nos três estados da Região Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins e estão sofrendo com a falta de chuvas em Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão.

Ao contrário do ano passado, quando houve queda na produção do milho segunda safra, a estimativa este ano é um desempenho maior tanto em área plantada como em produção. A expectativa é de uma área de 9,7 milhões de hectares, 2,5% maior que a safra 2013/14. Já a produção deverá ser de 50 milhões de toneladas, um aumento de 3,7% sobre a safra anterior.

Com relação à rentabilidade do produtor, o cenário não deverá registrar os recordes das últimas safras. Depois de anos de preços muito bons, a estimativa é de uma redução significativa da margem dos produtores, com algumas regiões se aproximando do break even. O ânimo dos produtores e a confiança em investimentos estão menores, o que impacta todo o mercado e a cadeia produtiva.
Roteiro

Os técnicos do Rally da Safra 2015 voltaram a incluir a região Sul para a avaliação da produção de milho. A Equipe 1 será dedicada a percorrer polos de alta tecnologia de produção de milho verão entre os dias 29 de janeiro e 03 de fevereiro para analisar as lavouras em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná.

Na sequência, as Equipes 2 e 3 avaliarão áreas de soja precoce entre os dias 02 e 10 de fevereiro, passando por Goiás, Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul. Já as Equipes 4, 5, 6 e 7 visitarão lavouras de soja entre os dias 23 de fevereiro e 18 de março, no Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Nesta edição, outras duas equipes avaliarão o milho safrinha entre os dias 24 de maio e 13 de junho, passando por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, complementando assim os dados levantados pela Equipe 1. A largada do Rally da Safra 2015 será no dia 29 de janeiro em Chapecó/SC.

logo-jornal-o-hoje

Matéria originalmente publicada dia 23/01/2015 no portal de notícias do O Hoje.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015