Notícias
Goiânia sedia lançamento da Expedição Safra 2012/2013
quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

A Expedição Safra Gazeta do Povo foi lançada em 2005/06 com um roteiro que abrangia apenas o Paraná. Em sua sétima edição, com o tema “Da oferta à demanda, os desafios da produção”, o projeto vai chegar à Índia na temporada 2012/13.

Técnicos e jornalistas vão discutir a relação desse importante player com o Brasil e o mundo.

O roteiro vem sendo ampliado ano após ano. Passou a abranger 13 estados brasileiros – neste ano, o Pará será o mais novo destino das equipes –, de onde são produzidas reportagens e projeções técnicas (indicadores de plantio e colheita).

A Expedição realiza ainda, anualmente, incursões pelos Estados Unidos, Argentina e Paraguai, países que, pela produção e pela concentração de negócios, influenciam decisivamente o mercado de commodities agrícolas em que o Brasil está inserido.

Na última safra, além do roteiro consolidado (Brasil, EUA, Argentina e Paraguai), a Expedição Safra desembarcou na China, principal centro consumidor de soja do planeta. Além do continente asiático, foram percorridos quatro países da Europa (Alemanha, Bélgica, Holanda e França) no ciclo 2010/11. O trabalho mostrou os desafios que o setor produtivo brasileiro enfrenta para exportar grãos para a Uniao Europeia, a região importadora mais exigente do mundo.

O lançamento da Expedição Safra 2012/13 reuniu 120 produtores, empresários e lideranças do agronegócio na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em Goiânia.

 

Fonte: Portal Gazeta do Povo

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013