Pessoas

Ações socioambientais

Instituto Agrex: Consideramo-nos cidadãos de todos os locais em que estabelecemos as nossas atividades e, como cidadãos, assumimos a responsabilidade de apoiar as ações que visem melhorias, de participar ativamente e de incentivar projetos que possam elevar ainda mais o bem-estar das comunidades locais.

Fundado em 2010, na cidade de Balsas – MA, o Instituto Agrex tem como finalidade de divulgar conhecimentos aplicáveis à agricultura familiar, apoiar e estimular a preservação de valores culturais, bem como do patrimônio histórico e paisagístico. Seus princípios incluem sugerir, coordenar e executar ações, projetos e programas relacionados à educação ambiental, ao esporte, às artes e à cultura para crianças, adolescentes e adultos promovendo o desenvolvimento humano. O Instituto também fornece subsídios para políticas, programas e ações relacionadas com o desenvolvimento rural, agricultura familiar, extrativismo, trabalhos artesanais, reciclagem de resíduos e outros projetos que visem à sustentabilidade econômica, social e ambiental.
A ações do Instituto Agrex são executadas através de 2 projetos principais, a saber:

Hortas Comunitárias: Tem como objetivo complementar a alimentação das famílias atendidas, bem como ajudar na renda familiar, uma vez que todo o excedente produzido é vendido para a comunidade em geral com um preço acessível, as hortaliças produzidas são 100% orgânicas. O Instituto Agrex, com a ajuda de alguns parceiros entra com a infraestrutura completa para o início do plantio (adubos e terra, sementes, ferramentas necessárias, eletricidade, caixa d’água, etc).  Após a implantação da horta, o  Instituto Agrex em parceria com a Agrex do Brasil S.A. faz a doação de adubo (compostagem) de resíduos de soja, realiza palestras diversas, reuniões mensais, e visitas as hortas para acompanhar o andamento dos trabalhos e resolução de conflitos internos.

Projeto Casa do Aprendizado: atende às famílias de alunos beneficiados pelo Instituto Agrex através do Projeto AMA e comunidade em geral, em especial mulheres sem colocação no mercado de trabalho. O projeto oferece os cursos de: Bordados em chinelos, Bordados em Pérolas, Enxoval para bebês, Corte e costura, Auxiliar Adm e Financeiro, Técnicas em vendas, Bolos confeitados, Doces e Salgados e aulas de Violão. O Projeto Casa do Aprendizado tem por objetivo principal a capacitação profissional de mulheres “mães de família” para que as mesmas aprendam um oficio e possam trabalhar em casa e assim melhorar a renda familiar.