Com objetivo de exercer nossos valores, foi estabelecido em 2010, o Instituto Agrex em Balsas, no Maranhão. O IA atualmente tem como premissa prestar assistência social à comunidade através de ações de capacitação, visando a facilitação e a inclusão no mercado de trabalho, e também apoiar, estimular e fortalecer projetos sociais locais através de parcerias.
O Instituto oferece cursos de qualificação profissional e capacitação técnica visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade, através da geração de emprego e renda. Os cursos também tem como objetivo proporcionar o acesso à cultura e ao lazer além da promoção de valores sustentáveis a fim de promover a cidadania e inclusão social. Ele também atua através do apoio a projetos da região que atuam em áreas complementares às do Instituto.
O Instituto Agrex estrutura sua atuação de forma direta no desenvolvimento humano nas comunidades em que a Agrex do Brasil se faz presente, através dos eixos Conhecer, Cuidar, Cultivar e Capacitar.
Através da educação infantil, cultura, esporte e arte, o Instituto mantêm alguns projetos.
Reensinar
Cerca de 100 crianças entre 8 e 14 anos são atendidas no projeto de reforço escolar em matemática e português;
Jovens Atletas e Jovens Nadadores Mais de 170 crianças e adolescentes tem a oportunidade de se desenvolverem através da prática esportiva com aulas de futebol, vôlei e natação.
Cursos semestrais de qualificação profissional e capacitação técnica, visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade, através da geração de emprego e renda.
Os cursos têm o objetivo de proporcionar acesso à cultura, promover valores sustentáveis, a cidadania e a inclusão social.
As temáticas dos cursos são escolhidas segundo a procura dos alunos. São organizados em macro áreas sendo: Formação, Arte, Artesanato, Culinária, Costura e Beleza.
Transformação social através do cultivo de alimentos e conservação do meio-ambiente. As hortas comunitárias complementam a alimentação das famílias atendidas ajudando também a renda familiar com a parceria de empresas locais. O Instituto mantém as hortas com infraestrutura para o plantio, doação de compostagem feita com resíduos de soja orientação técnica especializada.
No ano de 2022, foram plantadas cerca de 150 árvores nativas na Comunidade Batavo. Oito horticultores receberam do Instituto, através do projeto A Horta é Nossa, barraca para comercialização de seus produtos nas feiras livres da região.
Apoio técnico social para associações e ONG´s, entre outras, que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade extrema.
Parceiros
ABPD, FAPCEN, ACALANTO, LAR BATISTA, CRAS – MA e TO, CDVDH – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Balsas (MA).
Ao todo, é estimado que através do apoio aos projetos parceiros são beneficiadas mais de 1.500 pessoas anualmente. Dessa forma, o Instituto pode expandir sua área de atuação, beneficiando diversas pessoas.